Estamos sozinhos no universo? Uma das perguntas mais intrigantes da humanidade está perto de ser solucionada, pelo menos segundo o suíço Erich von Däniken, conhecido pela polêmica teoria de que grandes obras de antigas civilizações, como Machu Pichu, no Peru, e as pirâmides do Egito, foram construídas por astronautas vindos de outros planetas. "Eles prometeram voltar em um futuro distante. Provavelmente, estão aqui agora, nos observando de novo", diz o autor do best-seller Eram os deuses astronautas? e dezenas de outras obras sobre o tema.
Däniken faz palestra em Brasília nesta quinta-feira (6/12) à noite, durante o evento UFO Summit, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com convicção, defende que a Terra foi visitada há milhares de anos por seres alienígenas, responsáveis pela criação dos ancestrais humanos e pelo surgimento da vida inteligente no Planeta Azul. Os extraterrestres, segundo ele, chegaram na Idade da Pedra e foram considerados deuses pelos ancestrais do homem.
Quando lançado, em 1968, Eram os deuses astronautas? causou impacto entre amantes de ficção científica e curiosos. Logo, no entanto, foi rechaçado pela comunidade científica, incluindo o famoso astrofísico Carl Sagan. Para Däniken, no entanto, não se trata de acreditar ou não, já que há várias indicações de que os seres humanos foram criados por ETs. Ele cita como maior evidência o Livro de Enoque. Na obra, Enoque, considerado um profeta por algumas correntes religiosas, contaria que foi levado por dois seres de outro planeta ao céu, aprendeu a língua deles e, então, transcreveu o que ouviu